quarta-feira, 13 de junho de 2007

A Missa de Sempre

"O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, anunciou que em breve será publicado um Motu Proprio de Bento XVI para estender a toda a Igreja de Rito Latino a possibilidade de celebrar a Missa e os Sacramentos segundo livros litúrgicos promulgados antes da reforma do II Concílio do Vaticano.



O Cardeal Bertone informou ainda que será publicada nos próximos tempos a carta dirigida aos católicos chineses, que "já foi aprovada pelo Papa e agora está a ser traduzida".


Em entrevista publicada este Domingo pelo jornal italiano "Avvenire", o Secretário de Estado do Vaticano afirma que "não será preciso esperar muito" pelo documento papal que "liberaliza" o Rito de S. Pio V, utilizado na Igreja durante séculos.

Esta aprovação universal significaria que a Missa do antigo rito poderá ser celebrada livremente em todo mundo, pelos sacerdotes que assim o desejarem, sem necessidade de autorização hierárquica de um Bispo.

Os livros litúrgicos redigidos e promulgados após o Concílio continuarão, contudo, a constituir a forma ordinária e habitual do Rito Romano. O "Novus Ordo" tem também uma versão em latim.

"O Papa está pessoalmente interessado em que isso aconteça. Irá explicá-lo numa carta de acompanhamento, esperando uma recepção serena", indicou o Cardeal Bertone."

 


Eu pensava que o então Cardeal Ratzinger fosse um teólogo modernista, historicista, liberal. Essa impressão foi reforçada quando me deparei com sua interpretação do Terceiro Segredo de Fátima -no qual ele afirma que o monte por sobre o qual sobe o papa significa a 'árdua ascenção para o topo' feita pela Igreja historicamente. Pelo jeito, me enganei em meus julgamentos...

Nenhum comentário: