quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O Corcunda me indicou!

Um blogueiro luso por quem tenho o maior respeito escreveu um post a respeito desse blog no seu Pasquim da Reacção. Corcunda, da elite intelectual portuguesa, sempre me deslumbrou com sua pena hábil e sua esplêndida brevidade pedagógica. Ele conseguiu aquela união de que falava Horácio: a que deve existir entre a concisão e a clareza. Além disso, o gajo é profundamente irônico. Não sei como os portugueses conseguem contar uma anedota usando apenas uma palavra, mas já confirmei a ocorrência desse fato várias vezes lendo os Srs. Miguel Castelo Banco, Mendo Ramires e Paulo Cunha Porto. E eu, habitante da Terra de Santa Cruz, hoje faço uma apologia da terra de meus antepassados, das regiões ultramarinas das quais escreve o Corcunda. Portugal sempre me deu a impressão de ser um pai, a Nação admirável que cuidou do Brasil, o emancipou, e hoje tem de suportar a horrenda estupidez de seu filho, que sepulta gênios e glorifica imbecis. Embora minha família tenha origens em vários locais da Europa e do Oriente, foram sempre as festas portuguesas que alegraram minha infância, e, atualmente, são os gigantes da literatura e também da filosofia da "Ditosa Pátria" que me encorajam. Agradeço profusamente por essa recomendação generosa feita por um estudioso honesto como o Corcunda. Como dizem os brasileiros, valeu! E como dizem na "terrinha", bem haja!

Nenhum comentário: